LAQV REQUIMTE

Noite europeia dos investigadores 2023: LAQV participa com seis atividades

Back to list

Fotografia: Rui Olavo (FCT/NOVA) 

O LAQV/REQUIMTE terá 6 atividades na Noite Europeia dos Investigadores – NEI 2023, que acontece no dia 29 de setembro, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e no Jardim do Príncipe Real.  Este ano o tema será SCIEVER -CIÊNCIA PARA TODOS - Inclusão e Sustentabilidade | SCIENCE FOR EVERYONE - Inclusion And Sustainability. 

As investigadoras Catarina Melo, Inês Paninho, Sofia Messias, Malgorzata Zakrzewska, Raquel Viveiros, Isabel Esteves, Tiago Ferreira, Liliana Tomé, Rita Craveiro e Liane Meneses irão apresentar a atividade CO2 em Ação: Desde a Captura à Reutilização - Catarina Melo que pretende demonstrar que tal como fazemos com os metais, o papel e o vidro, também é possível reciclar o CO2.

Além disso, um editor molecular para o ensino da Química a alunos cegos e de baixa visão chamado Navmol será mostrado ao público pela investigadora Florbela Pereira e pelo professor João Aires de Sousa, também no âmbito da NEI 2023.

Já a investigadora Ana Belén Pereiro vai tratar da prevenção e contaminação relacionada com o impacto das alterações climáticas e das atividades humanas.

O que é o Hidrogénio Verde? Como produzir hidrogénio electroquimicamente e biologicamente através de enzimas? As respostas a essas questões serão dadas pela investigadora Cristina Cordas durante a NEI 2023.

Outra proposta que será apresentada no evento é “Inspira-te na Natureza! Celulose para a recolha de água da humidade do ar” da investigadora Ana Almeida que vai possibilitar perceber como a natureza é uma grande fonte de inspiração para a produção de novos materiais/dispositivos.

 “A Química pode ser seca, mas não é uma seca!” é título da atividade online dos investigadores Clara Gomes e Vitor Rosa. Um vídeo do YouTube irá mostrar como é possível descobrir a mecanoquímica, uma metodologia sintética que foi considerada pela IUPAC uma das 10 mais promissoras tecnologias emergentes em química. Esta baseia-se em reações no estado sólido cumprindo assim os princípios da Química Verde e de sustentabilidade, apresentando inúmeras vantagens sobre a síntese convencional em solução (melhores rendimentos, eficiência energética, etc).

NEI 2023

A edição deste ano apresenta um programa com mais de cem atividades, presenciais e online, que convidam o público a interagir com os cientistas, com as suas áreas de investigação e a experienciar de que forma a ciência se manifesta na vida quotidiana e contribui para resolução de problemas globais. O evento contará também com jogos, palestras, demonstrações e muitas atividades hands-on. A NOVA FCT participa com 27 atividades presenciais dinamizadas por uma centena de investigadores.

O programa contempla ainda um dia aberto dedicado ao público escolar, que este ano irá acontecer a 21 de setembro. 

O consórcio liderado pelo MUHNAC-ULisboa, conta com a parceria da NOVA FCT /Nova.ID.FCT, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, da Universidade de Coimbra, da Universidade de Évora, do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa, do Laboratório de Nanotecnologia (INL) e da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. 

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de aproximar a ciência dos cidadãos. 

Programa completo aqui. (ainda em atualização)