LAQV REQUIMTE

Professor e Investigadoras do Departamento de Química da NOVA FCT vencem o Prémio Inovação Pedagógica da NOVA

Back to list

O Professor Nuno Lapa e as Investigadoras Doutora Inês Matos e Doutora Márcia Ventura do LAQV-REQUIMTE, Departamento de Química da NOVA FCT, venceram a 3ª edição do Prémio de Inovação Pedagógica da NOVA, promovido pela Reitoria da NOVA.

O projeto pedagógico intitulado “Can the Flipped-Classroom Methodology Make the  Bioenergy Teaching & Learning Processes More Engaging?” foi desenvolvido e aplicado na edição de 2023/2024 da unidade curricular (UC) de Bioenergia, do Mestrado em Engenharia das Energias Renováveis. 

Este projeto pedagógico envolveu a inversão do método de ensino-aprendizagem ao longo das 13 semanas em que decorreu a UC de Bioenergia. Nesta metodologia de “sala de aula invertida”, os estudantes foram convidados a participar em 11 e-atividades diferentes de preparação da aula seguinte. 

O método, baseado num sistema misto presencial e online, foi suportado pela utilização de diferentes plataformas, mas todas centradas na plataforma Moodle@FCT.
O sucesso deste método foi avaliado por um elevado número de competências adquiridas pelos estudantes (em dois testes individuais), por uma melhoria da média e da mediana da turma e por uma maior satisfação dos estudantes com o método de ensino-aprendizagem, avaliada pelos inquéritos do CLIP.

O Prémio, constituído por uma bolsa de inovação pedagógica, foi entregue pelo Sr. Reitor Professor João Sàágua e pelo Sr. Vice-Reitor Professor João Amaro de Matos no dia 12-novembro-2024, nas celebrações do Dia da NOVA.

English version:

Professor and Researchers from the Department of Chemistry Win NOVA's Pedagogical Innovation Award

Professor Nuno Lapa and Researchers Dr. Inês Matos and Dr. Márcia Ventura from LAQV-REQUIMTE, Department of Chemistry at NOVA FCT, won the 3rd edition of the NOVA Pedagogical Innovation Award, promoted by the NOVA Rectorate.

The pedagogical project titled “Can the Flipped-Classroom Methodology Make the Bioenergy Teaching & Learning Processes More Engaging?” was developed and applied in the 2023/2024 edition of the Bioenergy course unit (CU) in the Master’s in Renewable Energy Engineering.

This pedagogical project involved inverting the teaching-learning method over the 13 weeks of the Bioenergy CU. In this “flipped classroom” methodology, students were invited to participate in 11 different e-activities to prepare for the following class.

The method, based on a blended in-person and online system, was supported by various platforms, all centred on the Moodle@FCT platform.
The success of this method was evaluated by a high number of competencies acquired by students (in two individual tests), an improvement in the class average and median, and increased student satisfaction with the teaching-learning method, as assessed by CLIP surveys.

The Award, which includes a pedagogical innovation grant, was attributed by Rector Professor João Sàágua and Vice-Rector Professor João Amaro de Matos on November 12, 2024, during the NOVA’s Day celebrations.